quinta-feira, 29 de julho de 2010

Segurança não é Favor.




Indo hoje mais uma vez para o meu Estágio, na Prefeitura de São Luis, me deparei com uma cena que ultimamente tornou-se muito frequente na cidade e em muitos lugares do Brasil, pessoas com partes do corpo mutiladas devido a Acidentes de Trabalho. O trabalhador muitas vezes acidenta-se por diversos motivos, entre eles : pressão no ambiente do trabalho, jornada de trabalho excessiva e até mesmo problemas pessoais. E muitas vezes quando acontece o acidente, o trabalhador não tem conhecimento dos direitos que possui. Mas o que é mesmo Acidente do Trabalho?


Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.Equiparam-se aos acidentes de trabalho:
o acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresafora do local de trabalho
o acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa
o acidente que ocorre no trajeto entre a casa e o trabalho ou do trabalho para casa.
doença profissional (as doenças provocadas pelo tipo de trabalho.
doença do trabalho (as doenças causadas pelas condiçoes do trabalho.
O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:
I. ato inseguro
é o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.
II. Condição Insegura
é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.
Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais. Esse é o papel da Segurança do Trabalho.


Então, você que sofreu algum tipo de acidente em seu ambiente de trabalho, recorra atrás de seus direitos, pois segurança não é Favor, é Obrigação do Empregador.. E Parabéns aos profissionais da área, pois dedicam seu tempo para proteger a Integredidade dos trabalhadores.

Um comentário: